• Início
  • Consultadoria
  • Docência
  • Conferências
  • Estudos
  • Opinião
  • Ficção
  • Livros
  • Vídeos
  • Blog
  • Contactos
Logo
Retalho de Luxo

Retalho de Luxo

O que é o luxo? A necessidade que começa quando as outras estão satisfeitas? Ou o luxo será um estado de espírito? O que é que caracteriza o luxo? Saiba como o retalho de luxo se desenvolveu desde o início da moda até aos nossos dias. Conheça o marketing-mix do retalho de luxo e as razões pelas quais este tipo de comércio é o que mais cresce no mundo mesmo em períodos de crise.

27 Novembro 2019

Retalho Digital

Retalho Digital

Eis a evolução do marketing, desde o marketing 1.0 orientado para o produto, ao marketing 4.0 da era da digitalização. Conheça a evolução do e.commerce em Portugal. Saiba quem são os atuais Cavaleiros do Apocalipse e a destruição criativa que semearam nos últimos anos em todo o mundo. Saiba que fatores influenciam os shoppers online, o novo mapa de canais de distribuição e as melhores métricas do Google.

30 Outubro 2019

Motivation and leadership to win the future

Motivation and leadership to win the future

Sabe o que é o Yin e o Yang da liderança? Liderar é uma arte ou ciência? Conheça as diferenças entre gerir e liderar, quais as competências e qualidades de um líder assim como as diferentes tipologias de liderança. Já ouviu falar dos 10 mandamentos do Marketing Zen? Uma coisa é certa: a liderança é o tema sobre o qual mais livros se escreveram e venderam no mercado livreiro.

30 Maio 2019

Métodos de melhoria contínua nos processos

Métodos de melhoria contínua nos processos

A implementação de métricas de melhoria contínua de processos reveste uma extrema importância para que as empresas se mantenham competitivas e possam apresentar resultados. Uma empresa que não se preocupe em melhorar os seus processos corre sérios riscos de perda de rentabilidade e comprometem a sua sobrevivência no mercado em que concorrem. Conheça os melhores processos de melhoria contínua que existem, principalmente o TOC – The Theory of Constraints.

08 Abril 2019

Smart Retail: Do Lidl à Mercadona

Smart Retail: Do Lidl à Mercadona

Estratégias comerciais Low cost dos retalhistas.
Evolução do hard discount ao soft discount.
Os modelos de negócio low cost do continente, Lidl e Mercadona.

28 Novembro 2018

MDDs: AS MARCAS DO FUTURO

MDDs: AS MARCAS DO FUTURO

A história das MDDs. O valor Acrescentado das MDDs versus MDFs. Philip Kotler tinha razão quando profetizava que no futuro haveria duas ou três MDFs e todas as outras seriam MDDs?

31 Outubro 2018

Customer Experience: What next

Customer Experience: What next

A obsessão pela oferta da melhor experiência ao cliente. O retalho online e os modelos de negócio digitais. Omnicanalidade: a tendência incontornável? Os exemplos de sucesso da Samsung e Amazon. O conceito de áudio shopping.

06 Junho 2018

Liderança e gestão de força de vendas

Liderança e gestão de força de vendas

O valor da liderança. Perfis de líder. Chefe versus líder.
Ainda existem forças de vendas? Como as gerir num contexto de mudança? Que futuro para as forças de vendas?

11 Abril 2018

Internacionalização do retalho

Internacionalização do retalho

A expansão é o oxigénio da Distribuição, pois sem esta, seja qual for a modalidade de comércio, será sempre um negócio a prazo. Só com uma expansão continuada e consistente as empresas retalhistas poderão adquirir a sua dimensão crítica mínima sem a qual não sobreviverão no mercado em que concorrem. E quando a expansão se dá para fora das fronteiras domésticas estaremos perante a internacionalização da distribuição. Sabe como tem sido feita a expansão internacional das empresas de distribuição portuguesas? Sabe, por exemplo, o que é a Biedronka? Não?! Então do que está à espera?

18 Janeiro 2018

Logística comercial 4.0

Logística comercial 4.0

“O continente negro da economia”, assim definiu Peter Drucker a Logística, em meados do século XX. Desde então o aprofundamento de conhecimentos e práticas logísticas e a consciência da sua relevância não tem cessado de crescer em todo o mundo. Numa era em que as margens estão estagnadas por força de uma impiedosa concorrência é na logística e nas suas boas práticas que reside a esperança das empresas de manter ou até aumentar a sua rentabilidade. A Distribuição é um negócio de tostão gerido pela informação e é a logística que hoje a fornece. Se ainda tiver dúvidas da atual importância da logística em qualquer negócio não deixe de assistir a esta conferência pois poderá ser a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu negócio.

31 Outubro 2017

Estratégias Retalhistas online e offline

Estratégias Retalhistas online e offline

Irão as lojas desaparecer? Em que medida o e.commerce está a retirar clientes e vendas das lojas físicas? Como compaginar estas duas estratégias aparentemente conflituosas como são o online e o offline? Será que o futuro estará na omnicanalidade? E o que é a omnicanalidade? E como é que as empresas estão a evoluir na resposta a este dilema: lojas físicas ou lojas virtuais? Se quiser saber a resposta a estas questões e começar a vislumbrar o que será o futuro do seu negócio não deixe de assistir a esta conferência.

17 Maio 2017

Marketing zen

Marketing zen

A fusão do marketing com o budismo zen e a importância da meditação para a gestão e controlo emocional dos gestores são os grandes motivos que nos levam a apresentar um tema diferente, inovador e até disruptivo para muitos profissionais e muitas empresas deste país feito de ideias feitas e territórios fechados pouco receptivos a abordagens de natureza mais espiritual e envolvendo a mente, o coração e a alma de todos nós. Esqueça aquilo que pensava seguro e inabalável e aceite uma experiência que poderá mudar tudo aquilo que pensava ser a verdade.

12 Abril 2017

Recursos Humanos

Recursos Humanos

O famoso factor H, por muitos considerado como o principal ativo de uma empresa, continua a ser mais valorizado da boca para fora do que dentro das empresas.
Muito se diz e escreve mas pouco ou nada se faz para gerir com inteligência, eficácia e até bom senso os recursos humanos de uma empresa. Particularmente no comércio e distribuição, onde e por maioria de razão a sua importância é fulcral, poucos são os exemplos que mereçam ser estudados e seguidos como prova o elevadíssimo índice de rotatividade dos seus colaboradores.
Através de exemplos e casos práticos iremos debater este tema de forma a contribuir para a adopção de melhores práticas e consequentemente para a obtenção de melhores resultados quer para as empresas quer para os seus trabalhadores.

23 Novembro 2016

Green Retail

Green Retail

É a vez de Pedro Norton de Matos, CEO e organizador do Greenfest, falar de ‘Green Retail’. O gestor, com vasta experiência em implementação de processos de mudança, irá falar de uma tendência que está a tomar de assalto o setor do retalho.

De acordo com a organização da conferência, “as preocupações ambientais não são uma mera moda passageira ou uma invenção de extremistas da ecologia. São, pelo contrário uma realidade incontornável, senão mesmo um imperativo categórico que cada vez mais se impõe a tudo e a todos. A Distribuição não poderia ficar à margem desta preocupação global e têm-se multiplicado as iniciativas que as empresas do sector nacionais e internacionais têm vindo a desenvolver nesse sentido.”

26 Outubro 2016

Gestão de Centros Comerciais

Gestão de Centros Comerciais

Os centros comerciais são considerados com razão autênticos templos de consumo onde os portugueses praticam uma liturgia de compras e de lazer.
Pela sua esmagadora dimensão, pela beleza da sua arquitetura, pela diversidade da sua oferta, pela atração dos seus ambientes e serviços, alguns centros comerciais rivalizam com as ruas comerciais das cidades ou criam novas centralidades, novos hábitos ou novas necessidades.
Mas os centros comerciais são uma realidade multifacetada e complexa cuja gestão é cada vez mais exigente, rigorosa e difícil como os últimos anos, pós 2008 tão bem evidenciaram.
Como evoluiu este tipo de gestão? Quais as mudanças impostas pela conjuntura económica? Quais as melhores práticas de gestão? Como irão evoluir os centros comerciais nos próximos anos?
Nós sabemos. E você?

25 Maio 2016

Promoções: criar ou destruir valor?

Promoções: criar ou destruir valor?

Um país viciado em promoções ou portugueses promodependentes têm sido epítetos que nos últimos tempos todos temos lido e ouvido dizer, por quase toda a gente e que, de certa forma, todos reconhecemos como verdadeiros nos nossos comportamentos de compra.
Mas o que são promoções? Que tipos de promoções existem? E destas quais são as mais eficazes ou mais apreciadas pelos consumidores? A que outros sectores de atividade alastrarão as promoções? E em que medida as promoções afetam a rentabilidade das empresas? Pode hoje alguma empresa crescer, ou mesmo e só, manter-se no mercado sem recorrer às práticas promocionais? E serão as promoções um caminho sem regresso?

27 Abril 2016

Marketing de produtos regionais

Marketing de produtos regionais

Muitos e bons são os produtos portugueses regionais do Minho ao Algarve. A maior parte dos portugueses há muito que o sabe. Mas o resto do mundo? Não obstante a diversidade, singularidade e qualidade dos nossos enchidos, queijos, doces, vinhos, azeites e muitos outros produtos certificados ou não, a penetração destes produtos fora de Portugal é ainda fraca por uma simples razão: Ninguém lá fora os conhece! Se o marketing é uma guerra de percepções, não temos até hoje conseguido vencer as batalhas da notoriedade e dos negócios para estes nossos produtos. Há que repensar o marketing que fazemos destes produtos, que acções temos desenvolvido, que resultados temos obtido. Até porque também temos alguns casos de sucesso. Vamos conhece-los e aprofundar este tema.

25 Novembro 2015

O retalho de moda

O retalho de moda

Retalho de Moda: O que é e como começou desde o aparecimento do primeiro Department Store. Hoje podemos quase afirmar existir um “ supermercado de estilos” à disposição dos consumidores. Será a moda uma forma de afirmação da burguesia? Terá existido mesmo uma revolução do pronto-a-vestir? E qual o papel do visual merchandising no sucesso do retalho de moda? Quais os pontos-chave deste modelo de negócio? Como se integram as marcas de luxo no retalho de moda? E será verdade que a moda pode mudar a nossa vida? A sua por exemplo?

28 Outubro 2015

Retailing 3.0

Retailing 3.0

Será o retalho uma história interminável? Sim, porque mudança é a palavra mais ouvida no mundo dos negócios abrangendo desde os consumidores às tecnologias. E como está o retalho a responder? E o que é o retalho 3.0? E a logística 3.0? E a economia 3.0? Mas a inovação não tem limites e será sempre possível surpreender os consumidores. Saiba como!

27 Maio 2015

Comprar bem para vender melhor

Comprar bem para vender melhor

Quem (não) gostaria de vender o passado para comprar o futuro? O QUE É NEGOCIAR? Uma guerra aberta? Uma Conversa de Surdos? Um casamento feliz? E a relação entre produtores e distribuidores é uma relação de poder ou de parceria? Mas, NEGOCIAR e VENDER serão a mesma coisa? Conheça os estilos, métodos e elementos que fazem parte de qualquer negociação.

29 Abril 2015

Retalho de Fusão e narrativa

Retalho de Fusão e narrativa

O que é o retalho de fusão e narrativa? Conheça a importância para os pontos de venda que hoje têm a proximidade, o design, a experiência, a miscigenação, a temporalidade e as tecnologias. E sabe para onde vão os shoppers?

22 Outubro 2014

Loja do Futuro: novos conceitos comerciais

Loja do Futuro: novos conceitos comerciais

A loja do futuro tem quatro eixos fundamentais: Os novos/velhos consumidores; os pontos de contacto/lojas; a sustentabilidade (Green retail) e as tecnologias. Saiba quais os elementos que em cada um destes eixos irá fazer a diferença no retalho do futuro.

18 Junho 2014

Omnicanalidade: tendências e desafios

Omnicanalidade: tendências e desafios

A loja do futuro tem quatro eixos fundamentais: Os novos/velhos consumidores; os pontos de contacto/lojas; a sustentabilidade (Green retail) e as tecnologias. Saiba quais os elementos que em cada um destes eixos irá fazer a diferença no retalho do futuro.

30 Abril 2014

O adn da distribuição

O adn da distribuição

A loja do futuro tem quatro eixos fundamentais: Os novos/velhos consumidores; os pontos de contacto/lojas; a sustentabilidade (Green retail) e as tecnologias. Saiba quais os elementos que em cada um destes eixos irá fazer a diferença no retalho do futuro.

26 Março 2014

Veja aqui os vídeos das Conferências

José António Rousseau

Consultor de Marketing, Distribuição e Logística.
Professor no IADE, IPAM, ISEG e PBS.
Presidente do Fórum do Consumo.

Último Post do Blog

  • OS 5 PECADOS MORTAIS DA INOVAÇÃO
    OS 5 PECADOS MORTAIS DA INOVAÇÃO

    A Euromonitor International identificou o que considera ser os cinco pior...

    18 Dezembro 2018

Contactos

jose@rousseau.com.pt
937 091 135

Envie-me uma mensagem

© COPYRIGHT 2016 José António Rousseau

Developed by